google.com, pub-6549533346531888, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Interior de SP tem Capital Estadual do Calçado Feminino

  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

Jahu é um dos municípios mais proeminentes da produção industrial de São Paulo. A cidade de cerca de 150 mil habitantes no interior paulista tanto se destaca pela produção de calçados femininos que, desde 16 de dezembro de 2021, por meio da Lei Estadual nº 17.476, é reconhecida oficialmente como Capital do Calçado Feminino. O título foi concedido após aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


O reconhecimento não vem à toa. Estima-se que, em Jahu, haja a produção de cerca de 120 mil pares de calçados por dia. Há, ainda, milhares de postos de trabalho ligados às mais de 130 empresas do ramo instaladas na cidade.


A homenagem da Alesp ao município de Jahu visa homenagear uma longa e duradoura tradição, com raízes no início do século passado. Guiseppe Contatore, imigrante italiano que chegou ao núcleo urbano de Jahu por volta de 1900, instalou a primeira sapataria da localidade. O empreendimento de Guiseppe permitiu que muitos sapateiros aprendessem e se especializassem no ofício.


Décadas depois, nos anos 1930, Jahu contava com um polo efervescente de casas de couros e pequenas oficinas calçadistas, nas quais estavam empregados alguns dos que viriam a ser os industriários pioneiros do setor de calçados.


As primeiras fábricas de corte com produção em larga escala surgiram na década de 1950. A partir dos anos 1980, o setor calçadista de Jahu efetivamente passou a se destacar a nível nacional.


Tamanha é a confecção calçadista de Jahu, que a cidade se tornou, além de polo produtivo, atração turística. O shopping Território do Calçado, por exemplo, é o maior aglomerado de lojas especializadas em calçado feminino de toda a América Latina.


Com informações e imagens: ALESP/Prefeitura de Jahu


 
 

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2024 por Estrada Nacional. Todos os direitos reservados!

bottom of page