Tradição, fé e cultura se unem em Diamantina
- Karine Pagliarini
- há 23 horas
- 1 min de leitura

Em Minas Gerais, Diamantina, Patrimônio Cultural da Humanidade, celebra em outubro uma de suas mais tradicionais manifestações religiosas e culturais: a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. O evento, que reúne devoção, história e expressões populares, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, além de devotos e parceiros locais.
A programação teve início em 10 de outubro e se estende até o dia 19, com novenas, missas temáticas, cortejos, levantamento do mastro, danças tradicionais, participação das pastorais e irmandades, além da presença de grupos culturais que reforçam o caráter comunitário da festa.
A Festa do Rosário é uma expressão de fé profundamente ligada à história e identidade cultural de Diamantina, preservando a memória das Irmandades dos Homens Pretos e fortalecendo os laços comunitários através da música, da religiosidade popular e das manifestações culturais tradicionais.
Apoio e Parcerias
O evento é realizado pela Paróquia, com apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina/MG, Secretaria de Cultura e Patrimônio, além de parceiros e devotos do Rosário.
Com imagens e informações: Prefeitura de Diamantina