google.com, pub-6549533346531888, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Produtos locais e receitas ancestrais se renovam no 28º Concurso de Prato Típico da Epagri em Itajaí

  • Foto do escritor: Karine Pagliarini
    Karine Pagliarini
  • há 8 horas
  • 2 min de leitura

A Epagri de Itajaí - Santa Catarina reuniu no dia 13 de junho, no Parque do Agricultor Gilmar Graf, as quituteiras mais criativas e caprichosas das comunidades rurais da cidade, trazendo criações culinárias cheias de história, tradição e sabor para competir no 28º Concurso de Prato Típico. Foram 25 pratos doces e salgados, feitos à base de produtos locais como aipim, palmito, abóbora e arroz. O concurso realizado pela empresa integra a programação da 39ª Festa Nacional do Colono, que acontece no município entre os dias 24 e 27 de julho, quando as vencedoras vão receber seus prêmios: forno elétrico, microondas e panela elétrica.


As vencedoras na categoria de pratos salgados foram Zenila Vitti Vieira (Pastel de cebola), representando a comunidade do KM 12, Denise Hinzelmann (Torta cremosa de aipim), de Arraial dos Cunha e Tânia Rocha (Empadão de repolho com linguiça), do São Roque. Na categoria doce, quem se destacou foi Maria Leonete Bagio (Brigadeiro de abóbora moranga) do Rio do Meio, Heloisa Bett (Cocada mole brûlée), de Laranjeiras, e Amanda Morgana (Cuca de amendoim com doce de leite), do Campeche.


Segundo a gestora do Cetrei e componente do júri, Natália Knakiewicz Kominkiewicz, a edição manteve o bom nível, estimulando a participação da comunidade a valorizar a cultura alimentar local. “O que chamou a atenção foi o número de pratos com aipim, tanto em pratos doces quanto salgados, senti que o pessoal se preocupou bastante em criar pratos com o que Itajaí produz de melhor”, apontou. O aipim da terra preta de Itajaí está em processo de conquista da Indicação Geográfica (IG) por seu sabor e textura únicos, graças ao solo de turfa, que é rico em matéria orgânica.


Decoração e originalidade também contaram pontos


A avaliação dos pratos foi realizada por um júri técnico composto por oito profissionais da área, entre chefs de cozinha, influencers, professores de gastronomia e de nutrição. A extensionista da Epagri em Pomerode, Geisebel Patrício, também estava entre os jurados na categoria de doces. Ela destaca a criatividade na decoração e as histórias por trás de cada iguaria.


“Os pratos estavam muito lindos, com um sabor rural fantástico, e além de trazer o sabor do interior, trouxeram também histórias, muita cultura, cada um tinha algo de especial. Eles não só apresentaram os pratos, mas contaram como foram criados, aprendidos ou repassados de mães, avós, uma tradição que merece ser mantida e valorizada”, declarou.


Com imagens e informações: EPAGRI

 
 
BANNER SITE copy.png
BANNER SITE 2.png

Adicione um título aqui

Neste parágrafo, você pode incluir qualquer conteúdo. Basta clicar em "Editar texto" ou clicar duas vezes para adicionar seu próprio texto e fazer alterações na fonte.

bottom of page