google.com, pub-6549533346531888, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Primeira paróquia dedicada a Carlo Acutis é no Brasil

  • Foto do escritor: Karine Pagliarini
    Karine Pagliarini
  • 8 de set.
  • 2 min de leitura

ree

Entre os dias 2 e 7 de setembro de 2025, o campus da Ítalo esteve em festa com a cerimônia de canonização de Carlo Acutis. Para a ocasião, a Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis, localizada em Santo Amaro, no interior de São Paulo, primeira no mundo dedicada a ele, localizada no campus da Ítalo, preparou uma intensa programação que incluiu missas, festa com temática italiana e shows de bandas católicas.


Em 2023, a Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis foi a primeira no mundo a ser dedicada a ele. A Paróquia Beato Carlo Acutis guarda uma relíquia do jovem: um fragmento de sua pele. O espaço tem cerca de 12 bancos para receber os fiéis. No centro do púlpito está a imagem de Cristo, à esquerda, a de Carlo Acutis, e à direita, a da Virgem Maria. Em outra parede, encontra-se a relíquia em exposição.


Foi um milagre realizado em solo brasileiro, o do menino sul-mato-grossense Matheus Vianna, que permitiu a beatificação de Carlo Acutis, em 2020. Matheus sofria de uma doença congênita no pâncreas e foi curado sem explicação científica ao tocar uma relíquia de Carlo que visitava a Capela de Nossa Senhora Aparecida, em 2013, na cidade de Campo Grande (MS).


O segundo milagre atribuído a Carlo, que abriu caminho para sua canonização, foi a cura da jovem Valéria Valverde, da Costa Rica, após um acidente de bicicleta, em Florença, na Itália. O milagre foi reconhecido pelo Papa Francisco, no dia 23 de maio de 2024.


Carlo Acutis foi um jovem italiano que nasceu em Londres, mas cresceu em Milão (Itália). Ele gostava de videogames e de criar sites na internet, mas também era apaixonado pela Eucaristia e por Nossa Senhora. Sua vida, desde muito cedo, foi um testemunho de vivência da fé católica.


Aos sete anos, fez sua primeira comunhão e, desde então, assistia à missa todos os dias. Também rezava o rosário diariamente e demonstrava seu amor aos necessitados, doando roupas e alimentos. Com seu conhecimento de informática, criou um site dedicado a mostrar os milagres eucarísticos espalhados pelo mundo e as aparições marianas aprovadas pela Igreja.


Após sua morte por leucemia, aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, uma grande quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, que ele ajudava, compareceram ao seu funeral, o que espantou seus pais.


Com imagens e informações: Vatican News

 
 

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2024 por Estrada Nacional. Todos os direitos reservados!

bottom of page