google.com, pub-6549533346531888, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Planaltina: a cidade mais antiga do Distrito Federal

  • Foto do escritor: Karine Pagliarini
    Karine Pagliarini
  • há 21 horas
  • 2 min de leitura
ree

Nesta terça-feira, 19 de agosto, Planaltina, a cidade mais antiga do Distrito Federal, comemora 166 anos. Criada em 1859 pela Lei nº 03 da Assembleia Provincial de Goiás, a então Vila Mestre D’Armas, nome escolhido em homenagem a um armeiro que viveu na região, se consolidou como ponto de escoamento de ouro vindo de Goiás. O atual nome foi oficializado em 1917.


A história do município, porém, começou antes mesmo da emancipação. A região recebeu a visita da Comissão Cruls, que estudou o local para abrigar a futura capital do Brasil. Mais tarde, em 1922, o presidente Epitácio Pessoa determinou o lançamento da Pedra Fundamental, em 7 de setembro, um dos monumentos mais simbólicos da cidade.


Localizada a 38,5 km do Plano Piloto, Planaltina preserva casarões centenários, igrejas antigas e pontos turísticos históricos. A cidade também abriga cachoeiras, parques ecológicos e festas tradicionais. Entre os destaques está a Estação Ecológica de Águas Emendadas, considerada a mais importante reserva ambiental da América do Sul.


Outro marco cultural e religioso da região é o Vale do Amanhecer, fundado em 1959 pela médium Neiva Chaves Zelaya, a Tia Neiva. Hoje, o centro espiritualista reúne cerca de 250 mil seguidores e possui mais de 700 templos espalhados pelo país. O sincretismo religioso é a marca das práticas, que mesclam influências cristãs, afro-brasileiras, orientais, incas, maias e egípcias, reunindo mais de mil médiuns em rituais de cura e atendimento espiritual.


Entre as tradições locais, a Via Sacra do Morro da Capelinha é a mais conhecida. Realizado anualmente durante a Semana Santa, o espetáculo teatral a céu aberto encena a ressurreição de Cristo e atrai até 150 mil fiéis por edição.


Com imagem e informações: Agência Brasília

 
 
BANNER SITE copy.png
BANNER SITE 2.png

Adicione um título aqui

Neste parágrafo, você pode incluir qualquer conteúdo. Basta clicar em "Editar texto" ou clicar duas vezes para adicionar seu próprio texto e fazer alterações na fonte.

bottom of page