google.com, pub-6549533346531888, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Ouro Preto - MG foi a primeira cidade a receber o título de Patrimônio da Humanidade, em 1980

  • Foto do escritor: Karine Pagliarini
    Karine Pagliarini
  • 10 de jan.
  • 1 min de leitura
ree

Ouro Preto, cidade localizada em Minas Gerais, na região sudeste do país foi o primeiro município a receber o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco no país, em 1980. A cidade tem papel importante na história do Brasil: foi palco da Inconfidência Mineira, já foi capital do estado (até 1897) e teve seus tempos de glória no período da exploração do ouro.


O charme de Ouro Preto é inquestionável, com ruas de pedras, casarios e igrejas, que abrigam obras de renomados artistas mineiros, como Aleijadinho.


Entre os principais pontos turísticos estão a Praça Tiradentes, a igreja de São Francisco de Assis, os museus da Inconfidência, Aleijadinho e de Arte Sacra, Casa de Tomás Antônio Gonzaga, Casa dos Contos e a Casa dos Inconfidentes.


No município há treze distritos: Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silva, além da sede.


Sua população recenseada em 2022 era de 74.824 habitantes, mas o município chegou a ser uma das cidades mais populosas das Américas, contando com cerca de 40 mil pessoas em 1730 e, décadas após, 80 mil, mas é bom lembrar que a área de Villa Rica/Ouro Preto era muito maior englobando as atuais Congonhas, Ouro Branco e Itabirito. Àquela época, a população de Nova York era de menos da metade desse número de habitantes e a população de São Paulo não ultrapassava 8 mil.


Além do título de Patrimônio Mundial pela UNESCO, foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938.


Com imagens: Mtur

 
 

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2024 por Estrada Nacional. Todos os direitos reservados!

bottom of page