google.com, pub-6549533346531888, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

No Rio Grande do Sul: Paixão de Cristo no Morro da Cruz e celebração com relíquia da primeira missa no Brasil

  • Foto do escritor: Karine Pagliarini
    Karine Pagliarini
  • 18 de abr.
  • 1 min de leitura
ree

A Semana Santa chega ao fim com tradicionais celebrações religiosas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Entre esta sexta-feira (18) e o Domingo de Páscoa (20), ruas e igrejas da Capital vão receber fiéis em demonstrações de fé e devoção.


Entre os destaques, estão a procissão e a encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz, na Zona Leste, e celebrações com a cruz da primeira missa em solo brasileiro, realizada em 26 de abril de 1500.


A 66ª edição da encenação da Via Sacra começa às 14h30min com uma cerimônia religiosa. Em seguida, 120 pessoas irão representar a Paixão de Cristo, seguidas de uma procissão que irá percorrer 1,5 quilômetro pelas ruas do bairro.


Cruz da primeira missa no país

ree

A cruz da primeira missa celebrada pelos portugueses no Brasil, há 525 anos, desembarca em Porto Alegre nesta sexta. O objeto será exposto ao público durante a celebração da Paixão do Senhor, na Catedral Metropolitana. A missa será presidida pelo cardeal arcebispo Dom Jaime Spengler.


A primeira missa no Brasil foi celebrada pelos portugueses na praia da Coroa Vermelha, no atual município de Santa Cruz Cabrália (BA), pelo frei Henrique de Coimbra.


A peregrinação relíquia, que começou no dia 12 em Portugal, segue até o dia 27 de abril no Brasil. Depois de Porto Alegre, o objeto seguirá para as cidades de Maricá (RJ), Rio de Janeiro, Brasília e Belém.


Com informações e imagens: Diário Gaúcho

 
 

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2024 por Estrada Nacional. Todos os direitos reservados!

bottom of page