FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS FAZ CONCERTO EM POUSO ALEGRE
- Karine Pagliarini
- há 2 dias
- 2 min de leitura

A Filarmônica de Minas Gerais está em turnê por cidades mineiras. No dia 16 de agosto, será a vez da cidade de Pouso Alegre receber a Orquestra, no Pátio da Rodoviária, às 19h, em concerto gratuito e ao ar livre, sob a regência do seu maestro associado, José Soares. Composta por 90 músicos de diversas partes do Brasil e do mundo, a Filarmônica vai apresentar repertório diversificado, incluindo grandes clássicos do universo sinfônico, música brasileira, tango de Piazzolla, peças de trechos do musical West Side Story e composições contemporâneas. A apresentação terá interpretação em libras.
O maestro José Soares, regente associado da Orquestra, conta que, “a primeira parte do concerto traz obras de três diferentes nacionalidades: o alemão Richard Wagner, o tcheco Smetana e o francês Camille Saint-Saëns. Em contraste a estas três obras vibrantes, vamos compartilhar uma orquestração de Jônatas Reis de Arioso, do também alemão J.S. Bach, com um significado especial em terras mineiras. A segunda parte chega ao continente americano, começando com os norte-americanos George Gershwin – em uma suíte feita por Marlon Humphreys-Lima – e Leonard Bernstein em trechos de West Side Story. Após uma escala na Argentina dos tangos de Astor Piazzolla, celebramos a música brasileira com Antônio Carlos Jobim em Correnteza, e, seguindo o curso desse “rio filarmônico”, encerramos com a Suíte Milagre dos Peixes, de Nelson Ayres, e a Suíte Nordestina, de Duda do Recife. Se Beethoven já proclamou uma Ode à Alegria, que façamos em todos esses concertos uma Ode a Minas Gerais e tudo o que podemos compartilhar do belo com a nossa orquestra”.
Para a diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, a apresentação da Filarmônica em Pouso Alegre, com o patrocínio da Companhia, reforça o compromisso da empresa com a democratização e com a ampliação do acesso às práticas culturais. “Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig abraça o setor em toda a sua diversidade e em suas múltiplas potencialidades. A apresentação de atrações como a Filarmônica em diferentes cidades, de várias regiões do estado, reafirma a importância da arte e a sua presença, cada vez mais forte, entre os mineiros”, ressalta.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Cemig, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mantenedor: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Apoio: Prefeitura de Pouso Alegre e Programa Amigos da Filarmônica. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Governo de Minas Gerais, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Com informações e imagens: Filarmônica de Minas Gerais