google.com, pub-6549533346531888, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS FAZ CONCERTO EM POUSO ALEGRE

  • Foto do escritor: Karine Pagliarini
    Karine Pagliarini
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

ree

A Filarmônica de Minas Gerais está em turnê por cidades mineiras. No dia 16 de agosto, será a vez da cidade de Pouso Alegre receber a Orquestra, no Pátio da Rodoviária, às 19h, em concerto gratuito e ao ar livre, sob a regência do seu maestro associado, José Soares. Composta por 90 músicos de diversas partes do Brasil e do mundo, a Filarmônica vai apresentar repertório diversificado, incluindo grandes clássicos do universo sinfônico, música brasileira, tango de Piazzolla, peças de trechos do musical West Side Story e composições contemporâneas. A apresentação terá interpretação em libras.


O maestro José Soares, regente associado da Orquestra, conta que, “a primeira parte do concerto traz obras de três diferentes nacionalidades: o alemão Richard Wagner, o tcheco Smetana e o francês Camille Saint-Saëns. Em contraste a estas três obras vibrantes, vamos compartilhar uma orquestração de Jônatas Reis de Arioso, do também alemão J.S. Bach, com um significado especial em terras mineiras. A segunda parte chega ao continente americano, começando com os norte-americanos George Gershwin – em uma suíte feita por Marlon Humphreys-Lima – e Leonard Bernstein em trechos de West Side Story. Após uma escala na Argentina dos tangos de Astor Piazzolla, celebramos a música brasileira com Antônio Carlos Jobim em Correnteza, e, seguindo o curso desse “rio filarmônico”, encerramos com a Suíte Milagre dos Peixes, de Nelson Ayres, e a Suíte Nordestina, de Duda do Recife. Se Beethoven já proclamou uma Ode à Alegria, que façamos em todos esses concertos uma Ode a Minas Gerais e tudo o que podemos compartilhar do belo com a nossa orquestra”.


Para a diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, a apresentação da Filarmônica em Pouso Alegre, com o patrocínio da Companhia, reforça o compromisso da empresa com a democratização e com a ampliação do acesso às práticas culturais. “Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig abraça o setor em toda a sua diversidade e em suas múltiplas potencialidades. A apresentação de atrações como a Filarmônica em diferentes cidades, de várias regiões do estado, reafirma a importância da arte e a sua presença, cada vez mais forte, entre os mineiros”, ressalta.


Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Cemig, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mantenedor: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Apoio: Prefeitura de Pouso Alegre e Programa Amigos da Filarmônica. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Governo de Minas Gerais, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.


Com informações e imagens: Filarmônica de Minas Gerais

 
 
BANNER SITE copy.png
BANNER SITE 2.png

Adicione um título aqui

Neste parágrafo, você pode incluir qualquer conteúdo. Basta clicar em "Editar texto" ou clicar duas vezes para adicionar seu próprio texto e fazer alterações na fonte.

bottom of page