Festa de Reinado Dona Quita e Interlagos reúne cultura, religiosidade e história em Divinópolis
- Karine Pagliarini
- 18 de out.
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Divinópolis - MG, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), promove a Festa de Reinado Dona Quita e Interlagos 2025, que acontece de 17 a 19 de outubro, celebrando as tradições afro-brasileiras, a religiosidade e a história das congadas e bandeiras do município.
Na sexta-feira, 17, teve a saída do Estado de Bandeira da residência dos Bordões de São Benedito em direção à capela, com bênção das bandeiras conduzida pelo pároco Pe. Elder Alves Diniz. Em seguida, ocorreu o levantamento das bandeiras de Nossa Senhora do Rosário (Maria Zélia Severino e Raimundo Joaquim), Santa Efigênia (Vera Lúcia Saraiva), Nossa Senhora das Mercês (Dalva de Souza Teixeira), Nossa Senhora Aparecida (Iroene Pereira da Silva) e a Bandeira de Promessa (Maria Custódia de Souza).
Neste sábado, 18, a programação incluiu visita aos Reis Coroados e aos Reis da Coroa Grande. Às 18h, ocorre o recolhimento das coroas de promessa do bairro Paraíso para a casa dos Reis Afros de Nossa Senhora do Rosário, Sr. Flávio Bernardino e Sra. Cléria de Sena, com saída do Estado de Coroas em direção à capela às 19h. Também acontecerá a coroação do Rei de Nossa Senhora das Mercês, Thiago Ramires Rodrigues.
No domingo, 19, as atividades começam às 10h com a recepção das guardas na Praça São Vicente de Paulo. Às 15h, haverá a saída dos Estados de Coroas e o recolhimento das coroas em diversos bairros, com destino à Matriz São Vicente. Às 16h, acontece a Celebração da Missa Conga, presidida por Frei Leonardo e pelo pároco Pe. Elder Alves Diniz, seguida da passagem da coroa aos Reis da Coroa Grande 2026.
Os festejos se encerram com o Descimento das Bandeiras e o Encerramento da Festa 2025, em clima de fé, cultura e profunda devoção. Segundo o secretário municipal de Cultura, Mardey Russo, “a Festa de Reinado Dona Quita e Interlagos é uma oportunidade para moradores e visitantes vivenciarem a riqueza cultural das congadas, a devoção aos santos padroeiros e a tradição que atravessa gerações, consolidando-se como uma das principais manifestações culturais afro-brasileiras da cidade”.
Com informações e imagens: Prefeitura de Divinópolis







![OC011025E Banner digital estático [Portal] vLogo 980x300 px.png](https://static.wixstatic.com/media/1cf38d_c5c5e2c55b164f1484acfa6a467a76dc~mv2.png/v1/fill/w_980,h_300,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/1cf38d_c5c5e2c55b164f1484acfa6a467a76dc~mv2.png)