Estudante do Amapá vence prêmio nacional com projeto de mapas para deficientes visuais
- Karine Pagliarini
- há 7 dias
- 1 min de leitura

Nascida e criada no Amapá, Carolina Moraes, acadêmica do Instituto Federal do Amapá (IFAP), é prova viva de que ideias inovadoras aliadas à vontade de fazer a diferença podem transformar não apenas realidades, mas também trajetórias pessoais. Ela foi uma das vencedoras do Desafio Liga Jovem (DLJ) 2024 na categoria Educação Superior com o projeto Apeîara Mapas, voltado para o desenvolvimento de mapas táteis acessíveis, sustentáveis e de baixo custo, pensados especialmente para ajudar pessoas com deficiência visual.
“Antes do desafio, meu contato com o empreendedorismo era quase nulo. Tinha receio de como isso impactaria meu desempenho, mas foi exatamente o contrário”, conta Carolina. Ao participar do DLJ, ela encontrou mais do que uma competição, viu-se em um espaço de aprendizado e transformação, com mentorias gratuitas que a ajudaram a compreender, na prática, como nasce e se estrutura um projeto inovador.
A jornada no Desafio proporcionou à Carolina algo que ela antes só imaginava em sonhos: uma viagem internacional. “Ganhei uma viagem para Portugal com tudo pago. Eu, que via viagens internacionais como algo distante, pude viver isso graças a uma ideia nascida dentro do ambiente acadêmico”, comemora.
Com imagens e informações: Agência Sebrae