Em junho: Minas vai promover o maior festival de queijos da sua história
- Karine Pagliarini
- há 21 horas
- 2 min de leitura

Minas Gerais se prepara para sediar mais uma edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas. O evento anual, acontecerá de 12 a 14 de junho no Parque de Exposições da Gameleira em Belo Horizonte, e é uma oportunidade para celebrar a diversidade e a qualidade dos queijos produzidos na região.
Organizado por instituições como o Sistema Faemg Senar e Sebrae Minas, o festival tem como principal objetivo promover o queijo artesanal mineiro, além de fortalecer a economia local e o turismo. Este ano, o evento traz uma novidade significativa: a inclusão do Queijo Cabacinha, um produto típico do Vale do Jequitinhonha, que está em processo de regulamentação. Sua inclusão no festival é um marco importante para o reconhecimento das tradições locais.
O Festival promete ainda uma programação variada e acessível para todos os públicos. Com entrada gratuita, o evento contará com estandes de degustação e venda de queijos, além de pratos preparados por chefs convidados. Oficinas temáticas e atrações culturais também farão parte da programação.
Este ano, o festival será realizado em conjunto com a Megaleite 2025, a maior feira de pecuária leiteira da América Latina e contará com a participação de dez regiões oficialmente reconhecidas como produtoras de Queijo Minas Artesanal. Entre elas estão Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serro, Triângulo Mineiro, Serras da Ibitipoca e um espaço dedicado a produtores de regiões sem caracterização específica.
O evento também abrirá espaço para outros tipos de queijos artesanais mineiros, como os das regiões de Alagoa, Mantiqueira de Minas, Serra Geral do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.
Além de impulsionar a economia, o festival contribui para a preservação das tradições queijeiras de Minas Gerais. O evento conta com o apoio de instituições como a OCEMG e o patrocínio do Sicoob.