top of page

Artesanato em palha de ouricuri é destaque no Verão Sergipe em Pirambu

  • Foto do escritor: Karine Pagliarini
    Karine Pagliarini
  • há 38 minutos
  • 3 min de leitura

Bolsas, brincos, cestos, chapéus, viseiras, jogos americanos e muito mais. Tudo a partir do trançado da palha do ouricuri, uma tradição que é passada de geração a geração e ganhou destaque na etapa Pirambu da edição 2026 do Verão Sergipe. Com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), artesãs e empreendedoras da região contaram com um espaço reservado na festa para comercializar seus produtos artesanais e delícias da culinária local.


Segundo a diretora de Artesanato da Seteem, Daiane Santana, a iniciativa consolida o apoio do Governo de Sergipe às comunidades tradicionais. “O apoio ao artesanato em palha de ouricuri de Pirambu no Verão Sergipe é uma forma de valorizar saberes ancestrais, fortalecer a identidade cultural e garantir geração de renda para comunidades tradicionais, especialmente para as mulheres que mantêm viva essa tradição passada entre gerações”, ressaltou.


A artesã Cristiane Santos de Jesus, da comunidade quilombola do povoado Alagamar, no município de Pirambu, contou que aprendeu a fazer artesanato com sua mãe, ainda criança. “Quando a gente era pequenininha, morando na casa da minha mãe, ela ensinava, primeiro, a fazer a limpeza da trança. Depois, ela começou a ensinar a fazer o trançado, a fazer a trança. E, só depois, a gente foi aprendendo a costurar. Então, a gente aprendeu desde criança com nossas mães. Aqui [palha de ouricuri] é a renda, não só a minha, é a renda da comunidade toda, porque a palha de ouricuri é o sustento daqui da nossa comunidade Quilombo de Alagamar. A gente vive da palha do ouricuri”, explicou.


Extraído da palmeira Syagrus coronata, nativa da Caatinga, o ouricuri (dicuri ou adicuri) tem suas folhas colhidas e passam por um processo de secagem ao sol (cerca de quatro dias) até se transformarem em uma fibra flexível e resistente. Essa fibra se transforma na base para o artesanato que sustenta dezenas de famílias na Comunidade Quilombola Alagamar.


A chegada de mais uma edição do Verão Sergipe movimenta toda a comunidade para produzir mais peças e atender as demandas dos turistas e visitantes. “A expectativa para a gente é muito grande porque o Verão Sergipe em Pirambu vai trazer muitos turistas, a gente já começa a trabalhar, a produzir mais peças porque se chega turista em Pirambu, a expectativa é que eles venham até nosso povoado conhecer a gente, como, também, a gente ir até Pirambu levar nosso trabalho, mostrar para o pessoal, para os turistas, que aqui, dentro do Território de Alagamar, existe esse trabalho maravilhoso”, destacou Cristiane.


Além do Artesanato Sergipano, a Economia Solidária também marcou presença com o espaço Sabores de Sergipe, que reuniu empreendedoras para comercialização de suas produções culinárias como: bombom de mangaba, bobó de camarão, salgados, tortas, sucos, geladinhos de frutas, entre outras delícias da culinária local.


Para Eliane Silva, que comercializa tortas e salgados, o evento é uma oportunidade de melhorar a renda. “A expectativa das nossas vendas aqui no Verão Sergipe 2026 é termos uma renda a mais. Esses eventos nos ajudam a melhorar nossa renda, nossa economia. Aqui a gente está vendendo de tudo, tem uma boa diversidade de comidas, bebidas, e estamos esperando vocês, aqui na cidade de Pirambu”, expressou.


Verão Sergipe 2026


O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.


Com informações e imagens: Governo do Sergipe

 
 

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2024 por Estrada Nacional. Todos os direitos reservados!

bottom of page