google.com, pub-6549533346531888, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Apicultor mantém sucessão familiar na região Central de Minas Gerais

  • Foto do escritor: Karine Pagliarini
    Karine Pagliarini
  • há 16 horas
  • 2 min de leitura
ree

Rogério Rodrigo de Freitas Gouvêa do município de Três Marias, região Central de Minas, é apaixonado por abelhas desde a infância. Aos sete anos de idade já observava o avô na lida com os insetos.


“Observar meu avô era uma experiência gratificante e já nascia em mim uma vontade fervorosa de dar continuidade ao negócio. Meu pai também trabalhava na atividade, mas nenhum dos dois tiveram a iniciativa de montar um entreposto de mel”, relata o apicultor.


Há 18 anos, Rogério Rodrigo iniciou a construção do seu próprio entreposto. “Com a ajuda da minha esposa pude realizar meu sonho. Deixei de ser um atravessador, tenho minha marca registrada e me tornei um protagonista no mercado”, comemora.


A extensionista da Emater-MG, Poliana Guimarães Ribeiro, acompanha os apicultores na rotulagem, na comercialização e também nos processos de gestão da agroindústria, que está instalada na propriedade para o beneficiamento, envase e distribuição dos produtos.


Ela destaca que o casal tem obtido um bom crescimento do negócio, atualmente possuem mais de 600 colmeias e a apicultura familiar sustentável é o principal diferencial do apiário Apis Bela Flor.


Segundo o apicultor, os desafios do setor estão relacionados à escassez de mão de obra e ao uso inadequado de agrotóxicos em outras propriedades rurais. Apesar das adversidades, a experiência tem sido gratificante.


“A vantagem da atividade é que estamos trabalhando no campo, em contato com a natureza, contribuindo para a preservação ambiental”, comenta Rogério Rodrigo.


A produção anual do apiário Apis Bela Flor chega a 20 mil quilos de mel e 300 quilos de extrato de própolis e derivados. A renda da família é obtida com a comercialização dos produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), farmácias e mercados do município e do estado.


Segundo Rogério Rodrigo, o mercado da apicultura está bem aquecido, sendo que a maior demanda acontece nos períodos de outono e inverno.


Poliana Guimarães explica que cerca de 40 toneladas de mel são produzidas anualmente no município, revelando uma tradição de Três Marias na atividade. Ela destaca que a Associação dos Apicultores de Andrequicé (APIS Minas) é fundamental para fortalecer o empreendedorismo sustentável e também para a geração de renda para os 16 apicultores da cidade.


O técnico agropecuário da Emater-MG, Magno Gomes da Rocha, também tem acompanhado a trajetória do apicultor por meio de orientações voltadas para o manejo do apiário.


De acordo com Magno Gomes, a instalação do apiário deve ser realizada em um local seco, arejado e protegido de ventos. É importante também que nas proximidades tenha água limpa e plantas que produzem néctar e pólen.


Ele ressalta a importância de manter o ambiente roçado para facilitar o manejo, evitar fogo e ataque de pragas e invasores.


Outros pontos que o técnico agropecuário destaca é que o apicultor não pode ser alérgico ao veneno da abelha e as colmeias não devem estar próximas a residências ou instalações destinadas a animais.


Com imagens e informações: Emater - MG

 
 
BANNER SITE 2.png
ALINE_SITE.png
bottom of page