Praça de São Francisco, em São Cristóvão - SE é patrimônio da humanidade
- Karine Pagliarini
- 24 de mar.
- 1 min de leitura

Localizada no Nordeste do Brasil, no estado do Sergipe, a Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, é um conjunto monumental composto por edifícios públicos e privados que representam o testemunho único do período durante o qual as coroas de Portugal e Espanha estiveram unidas, entre 1580 e 1640 e, é reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 2010.
Primeira capital do atual Estado de Sergipe, São Cristóvão foi fundada em 1590, sendo considerada a quarta cidade mais antiga do Brasil. Durante a invasão holandesa, de 1630 a 1654, a cidade foi praticamente destruída. O processo de reconstrução foi lento e a arquitetura religiosa teve papel preponderante na nova configuração.
A integridade da propriedade está assegurada uma vez que em seus limites estão compreendidos os atributos necessários para transmitir seu valor universal, que estão intactos e completos. A praça e as construções associadas contidas no sítio inscrito são autênticas em retratar sua importância histórica e social para a vida da cidade.
Com imagens: Prefeitura de São Cristóvão