Para o Sul de Minas: 2º pavimento do Hospital Oncológico Samuel Libânio está concluído
- Karine Pagliarini
- há 5 dias
- 2 min de leitura

Centenas de pessoas acompanharam neste domingo (29), a inauguração do 2º pavimento do Hospital Oncológico Samuel Libânio em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais. O momento contou com a presença de diversas autoridades políticas, civis, militares e religiosas.
A inauguração do 2º pavimento do Oncológico ocorre após um ano da entrega do primeiro pavimento. Já o lançamento da pedra fundamental do Hospital Oncológico ocorreu em novembro de 2021. O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí- FUVS (mantenedora do hospital), Júlio César da Silva Tavares, explica que "o 2º pavimento possui majoritariamente espaços para a quimioterapia dos pacientes, mas também conta com 10 consultórios multidisciplinares focados na oncologia". Desde a inauguração do primeiro pavimento, em junho de 2024, o Hospital Oncológico tem desempenhado um papel crucial no atendimento a pacientes oncológicos, oferecendo serviços de alta complexidade a 53 municípios. A construção contou com investimentos significativos, incluindo emendas parlamentares que totalizaram até o momento quase R$ 50 milhões.
Desde a inauguração do primeiro pavimento em junho do ano passado, milhares de atendimentos estão sendo realizados. A nova recepção ampliou o acesso do paciente e agilizou o processo de tratamento. Na primeira fase, estão em funcionamento 36 consultórios e duas salas para pequenas cirurgias.

O Deputado Federal Rafael Simões, que já foi presidente da FUVS e também prefeito de Pouso Alegre agradeceu a presença de todos que assumiram com ele o compromisso da construção do hospital oncológico. "A gratidão por esta obra sonhada por mim e hoje concretizada significa a esperança de novas vidas salvas. Milhares de pessoas que vão frequentar este local vão ter a oportunidade de receber um tratamento especializado e digno em um único local", disse o deputado federal.

Com imagens e informações: Ascom FUVS