top of page
Buscar

Cidade mais fria do Brasil está em Santa Catarina


Pra quem gosta de frio, falta pouco. A estação do inverno no Brasil começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro, mas já no outono, quando cai a noite há quem se previna e pegue um agasalho para sair de casa.


Na maior parte do país, o inverno não é rigoroso em decorrência da sua localização em relação à linha do Equador. O frio mais intenso é sentido especialmente na Região Sul, onde as temperaturas podem ficar negativas. São várias as cidades bem frias e estão espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e até mesmo Rio de Janeiro. A maior parte delas conta com temperaturas negativas, geada e até neve de vez em quando.



O lugar mais frio do Brasil fica em Santa Catarina. Algumas cidades, como Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra são as melhores opções para as pessoas que desejam realizar o sonho de ver neve sem precisar sair do Brasil.

Urupema fica na Serra Catarinense e atrai muitos turistas nos meses de junho, julho e agosto. O inverno na região conta com muitos dias de temperaturas negativas, geada e até neve. Por lá, os termômetros já chegaram a registrar mínimas de -10°C. Entretanto, a média real chega a -1.3°C.



A cidade recebeu o título de Capital Nacional do Frio em 1 de dezembro de 2021, sancionada pelo presidente do País. Localiza-se a uma latitude 28°17'38" sul e a uma longitude 49°55'54" oeste, com altitude de 1335 metros junto à Praça Principal. Sua sede se encontra num pequeno vale, circundado por elevações de até 1726 m (Morro das Torres), e a área urbana situa-se entre 1315 m (proximidades do CTG) e atinge valores de 1430m na rodovia que a liga a Rio Rufino.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page