google.com, pub-6549533346531888, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page
Buscar

Produtora quilombola é a primeira contemplada com o Selo Quilombos do Brasil em Pitangui

  • Foto do escritor: Karine Pagliarini
    Karine Pagliarini
  • 14 de mar.
  • 2 min de leitura

A quilombola, Ana Lúcia de Faria Carvalho, tornou-se a primeira e única produtora rural contemplada no município de Pitangui, região Centro-Oeste de Minas, com o Selo Quilombos do Brasil. A certificação tem como finalidade identificar e agregar valor aos produtos de origem étnica e territorial produzidos por comunidades quilombolas.


Ana Carvalho, 38, é presidente da Associação dos Remanescentes de Escravos e Quilombolas do Povoado de Veloso. A comunidade fica a 36 km da sede do município. A produtora tem uma produção diversificada, que vai de alimentos ao artesanato. Ela obteve o Selo Quilombos do Brasil para a sua produção de quiabo, abobrinha, tomate, milho e peças artesanais, como telhas e garrafas de vidro decoradas e panos de copa.


“A importância do selo é a valorização dos produtos que eu vendo e, acima de tudo, da agricultura familiar quilombola. Para a minha comunidade é um ganho muito grande porque traz a comunidade à tona. Um povo sofrido que precisa ser valorizado”, diz.


Com assistência da Emater-MG, a produtora obteve todos os documentos necessários, como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural e a ficha sanitária junto ao Instituto Mineiro Agropecuário (IMA). Assim, ela legalizou sua atividade, tornando-se apta a solicitar o selo ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura familiar (MDA). Desde o dia 25 de fevereiro de 2025, Ana Carvalho está autorizada a utilizar o selo.


“A conquista do Selo Quilombos do Brasil por Ana Lúcia representa não apenas uma vitória pessoal, mas também um avanço significativo para toda a comunidade quilombola de Pitangui. Essa iniciativa promove os direitos da população quilombola e estimula o desenvolvimento sustentável das suas práticas agrícolas”, diz o extensionista da Emater-MG em Pitangui, André de Oliveira Faria.


O Selo Quilombos do Brasil é uma certificação que valoriza a produção quilombola e fortalece a agricultura familiar. A iniciativa faz parte do programa do governo federal Aquilomba Brasil. O selo é identificado por um QR code e número de série, podendo ser utilizado em adesivos, rótulos e embalagens. Sua validade é de dois anos, com possibilidade de renovação.


Com informações e imagens: Emater-MG

 
 
BANNER SITE copy.png
BANNER SITE 2.png

Adicione um título aqui

Neste parágrafo, você pode incluir qualquer conteúdo. Basta clicar em "Editar texto" ou clicar duas vezes para adicionar seu próprio texto e fazer alterações na fonte.

bottom of page