Com pouco mais de 43 mil habitantes, Santa Rita do Sapucaí é uma cidade localizada no interior de Minas Gerais, às margens da rodovia BR-459, com fácil acesso à grandes centros econômicos como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O município, que possui uma área de 321 km², está em uma região com montanhas e vales que formam a Bacia do Sapucaí. Conhecido nacional e internacionalmente como o “Vale da Eletrônica”, o município recebe entre os dias 1 e 4 de agosto a 8ª edição do HackTown, um dos maiores festivais de inovação da América Latina.
Em entrevista ao Estrada Nacional, João Rubens Costa Fonseca, Head de Parcerias e co-founder do HackTown conta que neste ano, a programação, tem cerca de 900 palestras nacionais e internacionais e mais de 1.200 atividades acontecendo, simultaneamente, durante os 4 dias pela cidade inteira. Escolas, bares, restaurantes, praças, e outros locais espalhados pelo município, são integrados pelo HackTown. “A expectativa é receber um pouco mais de público que em 2023, mas mantendo a casa de 30 mil pessoas”, ressalta ele.
João Rubens ainda destaca que “na edição 2024 o foco está em executivos com atuação Latam, empresas de fora que atuam em território brasileiro, com o objetivo de colocar o HackTown como epicentro de união, discussões sobre futuro e polo de criatividade no mapa Latinoamericano, para conectar as ideias e trazer soluções para todos. Além da forte vertical de tecnologia e inovação que temos, há alguns anos já exploramos, fortemente, os segmentos de cultura e entretenimento, bem-estar e consciência humana”.
Os resultados alcançados com o evento vão desde o efeito na economia local, até as oportunidades de negócios e relacionamentos concretizados. “O HackTown é como um hackeamento, um software aberto para as pessoas e empresas cocriarem, gerando diferentes conexões de impacto. É uma plataforma para que pessoas criativas e inovadoras alcancem seus objetivos, seja por meio de novos projetos, negócios, projeção ou então aprendizados. Portanto, entendemos que as conexões e o networking, são nossos maiores resultados para o público, além é claro, da riqueza de conteúdos que é oferecida”, disse João Rubens.
O evento reúne um público que vai desde jovens profissionais a CEOs e fundadores de grandes empresas, que visam “abrir a cabeça” para o novo mundo, por meio da troca genuína com pessoas.
Confira alguns dos temas programados:
desenvolvimento científico e inovação em diversas esferas
discussões sobre neuro diversidade no ambiente de trabalho
transformações culturais
a crescente dos psicodélicos e seus impactos
o papel dos negócios
tecnologias disruptivas na vida humana
inovação em cidades
empoderamento social
sustentabilidade e mudanças climáticas
futuro do trabalho
cibersegurança
questões relacionadas a povos originários
As vendas de ingressos para o HackTown 2024 acontecem pelo site oficial do evento: https://hacktown.com.br