
Já quase na fronteira com Tocantins, no sudoeste do Maranhão, o Parque Nacional da Chapada das Mesas está distante 840km da capital São Luís. Tão longe da capital, Mesas está a quase 500km de Palmas e 790km de Teresina. Ou seja, a Chapada das Mesas está em uma região bastante isolada do Brasil, de transição entre a caatinga, o cerrado e já próximo da floresta amazônica.
A Chapada das Mesas se consolida a cada dia como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Com cachoeiras, formações rochosas icônicas e uma rica história arqueológica e paleontológica, a região oferece experiências únicas para todos os perfis de visitantes.
A temporada de chuvas tem atraído um novo perfil de visitantes. Nesse período, o aumento do volume de água nas cachoeiras cria cenários espetaculares, ideais para a contemplação.
O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos maiores destaques da região. Entre os atrativos mais visitados estão as Cachoeiras de São Romão e do Prata, que impressionam pela grandiosidade e pelo volume de água. Outros locais imperdíveis dentro do polo Chapada das Mesas são: Poço Azul; Encanto Azul, em Riachão (MA); o Santuário Pedra Caída; as Cachoeiras Gêmeas do Itapecuru, em Carolina (MA); a Cachoeira do Macapá, em Balsas(MA); e o Tangará Eco Park, em Fortaleza dos Nogueiras(MA).
A Chapada das Mesas também surpreende os visitantes interessados em história. Em Fortaleza dos Nogueiras, as pegadas de dinossauros transportam os turistas a um passado remoto, enquanto em Tasso Fragoso as gravuras rupestres revelam registros milenares de ocupação humana.
Outro destaque recente foi a descoberta de fósseis de dinossauro encontrados em Davinópolis. O achado impulsionou a cidade que pleiteia a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, integrando a Rota das Origens, que explora as riquezas arqueológicas e paleontológicas da região.
Conhecida como o “Paraíso das Águas”, o polo Chapada das Mesas abrange 12 municípios: Itinga, Açailândia, Imperatriz, Governador Edison Lobão, Porto Franco, Estreito, Carolina, Riachão, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Tasso Fragoso e Alto Parnaíba. Essa diversidade geográfica faz do polo um dos destinos mais completos para quem ama turismo de natureza e aventura.
A região conta com 89 cachoeiras catalogadas, 22 rios perenes e mais de 400 nascentes de águas cristalinas. Entre os destaques estão: o Poço Azul, o Encanto Azul e o Santuário Ecológico da Pedra Caída, que impressionam turistas de todas as partes do mundo.
A cidade de Carolina é a principal base para explorar a região. A cerca de 80 km do centro do município, estão as imponentes cachoeiras de São Romão e Prata, localizadas no Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Parque, praticamente colado à BR-010, é famoso por sua biodiversidade e paisagens deslumbrantes, como cânions, mirantes e formações rochosas únicas.
Ao explorar a Chapada das Mesas, os visitantes têm acesso não apenas a paisagens encantadoras, mas também a uma infraestrutura que facilita o turismo responsável. Pensando nisso, foi desenvolvido o aplicativo Guias da Chapada, que reúne informações completas sobre leis, portarias e decretos relacionados ao turismo em âmbito federal, estadual e municipal, além de detalhes importantes sobre os guias turísticos da região.
Com informações e imagens: Arquivos Setur/Maranhão