No Espírito Santo: Festa da Penha chega a 455ª edição
- Karine Pagliarini
- 8 de abr.
- 2 min de leitura

A tradicional Festa da Penha, em sua 455ª edição, ocorrerá de 20 a 28 de abril de 2025, no Convento da Penha, em Vila Velha, no Espírito Santo. Este ano, o evento adota o tema "com Maria, peregrinos de esperança", alinhando-se ao Jubileu da Esperança convocado pelo Papa Francisco.
A Festa da Penha conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha em estrutura, limpeza, segurança, fiscalização, trânsito, ações de saúde, entre outros iniciativas que contribuem para a organização do evento.
As celebrações têm início no sábado (19) com a instalação do terço gigante no Campinho do Convento. No domingo de Páscoa (20) acontecem missas às 5h e 7h na Capela do Convento. Às 7h30, acontece a Corrida da Penha, partindo da Praça do Ciclista até o Parque da Prainha. Ao longo do dia, estão programadas missas no Campinho às 9h e 11h, além de momentos de oração e acolhida com os frades franciscanos.
Entre as diversas romarias que marcam a festa, destacam-se a dos Homens e a das Mulheres. A Romaria dos Homens, considerada a maior manifestação devocional do estado, ocorre no sábado (26). A programação inicia-se às 18h com a Missa de Envio na Catedral Metropolitana de Vitória. A caminhada de 14 km segue até o Parque da Prainha, em Vila Velha, onde, às 23h, será celebrada a Missa de Encerramento. Embora intitulada "dos Homens", a romaria reúne participantes de todas as idades e gêneros.
No domingo (27) é a vez da Romaria das Mulheres. A concentração ocorre às 15h no Santuário de Vila Velha, com saída em direção ao Parque da Prainha. Às 17h, será celebrada a Missa de Encerramento da romaria.
Além dessas, outras romarias integram a programação, como a dos Ciclistas, dos Militares, dos Adolescentes e das Pessoas com Deficiência, evidenciando a diversidade e a inclusão presentes na festa.
A Festa da Penha é reconhecida como a terceira maior celebração mariana do Brasil, consolidando-se como um evento de significativa importância religiosa e cultural para o Espírito Santo.
Com informações e imagens: Prefeitura de Vila Velha