google.com, pub-6549533346531888, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page
Buscar

No Espírito Santo: Festa da Penha chega a 455ª edição

  • Foto do escritor: Karine Pagliarini
    Karine Pagliarini
  • 8 de abr.
  • 2 min de leitura

A tradicional Festa da Penha, em sua 455ª edição, ocorrerá de 20 a 28 de abril de 2025, no Convento da Penha, em Vila Velha, no Espírito Santo. Este ano, o evento adota o tema "com Maria, peregrinos de esperança", alinhando-se ao Jubileu da Esperança convocado pelo Papa Francisco.

A Festa da Penha conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha em estrutura, limpeza, segurança, fiscalização, trânsito, ações de saúde, entre outros iniciativas que contribuem para a organização do evento.

As celebrações têm início no sábado (19) com a instalação do terço gigante no Campinho do Convento. No domingo de Páscoa (20) acontecem missas às 5h e 7h na Capela do Convento. Às 7h30, acontece a Corrida da Penha, partindo da Praça do Ciclista até o Parque da Prainha. Ao longo do dia, estão programadas missas no Campinho às 9h e 11h, além de momentos de oração e acolhida com os frades franciscanos.

Entre as diversas romarias que marcam a festa, destacam-se a dos Homens e a das Mulheres. A Romaria dos Homens, considerada a maior manifestação devocional do estado, ocorre no sábado (26). A programação inicia-se às 18h com a Missa de Envio na Catedral Metropolitana de Vitória. A caminhada de 14 km segue até o Parque da Prainha, em Vila Velha, onde, às 23h, será celebrada a Missa de Encerramento. Embora intitulada "dos Homens", a romaria reúne participantes de todas as idades e gêneros.

No domingo (27) é a vez da Romaria das Mulheres. A concentração ocorre às 15h no Santuário de Vila Velha, com saída em direção ao Parque da Prainha. Às 17h, será celebrada a Missa de Encerramento da romaria.

Além dessas, outras romarias integram a programação, como a dos Ciclistas, dos Militares, dos Adolescentes e das Pessoas com Deficiência, evidenciando a diversidade e a inclusão presentes na festa.

A Festa da Penha é reconhecida como a terceira maior celebração mariana do Brasil, consolidando-se como um evento de significativa importância religiosa e cultural para o Espírito Santo.

Com informações e imagens: Prefeitura de Vila Velha

 
 
BANNER SITE copy.png
BANNER SITE 2.png

Adicione um título aqui

Neste parágrafo, você pode incluir qualquer conteúdo. Basta clicar em "Editar texto" ou clicar duas vezes para adicionar seu próprio texto e fazer alterações na fonte.

bottom of page