Minas irá colher 238 mil toneladas de tangerina ponkan em 2025
- Karine Pagliarini
- 28 de jun.
- 1 min de leitura

É tempo de tangerina ponkan! Minas Gerais deve registar este ano uma safra de 238,6 mil toneladas da fruta. O pico da colheita se concentra entre os meses de maio e julho. A previsão é de um crescimento de 3,1% em relação ao ano passado, de acordo com levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - Emater-MG. O estado é o segundo maior produtor do país, atrás apenas de São Paulo.
Popularmente chamada de mexerica, a tangerina apresenta diversas variedades. A ponkan é a mais conhecida. Ela ocupa uma área de 12,4 mil hectares em Minas Gerais e é cultivada principalmente por agricultores familiares. São 6.175 pequenos produtores mineiros que investem na fruta.
Os três municípios com maior produção de tangerina ponkan em Minas são Belo Vale (região Central), Campanha (região Sul) e Brumadinho (região Metropolitana). A fruta se adapta bem em locais com temperaturas médias entre 20°C e 30°C.
Vendas pelo país
Em Belo Vale, maior produtor de tangerina ponkan de Minas Gerais, a colheita esperada para este ano é de 34,6 mil toneladas. A área total do município ocupada com a fruta é de 2,1 mil hectares.
Atualmente a área plantada na propriedade da família é de 50 hectares. A colheita deste ano atrasou um pouco por causa da pouca chuva em fevereiro e março. Mas as expectativas são boas, com vendas para vários destinos do país.
Com informações e imagens> Emater-MG