google.com, pub-6549533346531888, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Em Uauá: Produção de leite de cabra aumenta renda familiar de agricultores

Em julho de 2022 uma equipe de técnicos designada pelo Governo do Estado da Bahia chegou na comunidade Testa Branca, em Uauá, para transformar a realidade daquelas famílias por meio da extensão rural. Assim começou a forte relação entre a agricultora familiar Clara Maria Braz, 42 anos, e a chamada pública ATER Biomas da Bahia, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).


Acompanhada por meio da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), entidade contratada pela Bahiater, Clara Maria passou a comercializar leite de cabra, e conta como tudo melhorou. “Me lembro como hoje, 7 de julho de 2022. Mudou bastante coisa desde então, porque antes eu não entregava leite, eu só criava para abate. E aí, com isso, quando eu comecei a entregar o leite, tudo mudou para mim. Com a assistência, eu fui conhecendo outras coisas que eu não conhecia, porque além dos benefícios que veio para a gente, de melhorar o leite e tudo, as formações que a gente teve aqui, o incentivo de a gente ter o banco de forragem, fazer a higienização do leite corretamente, para mim foi excelente o processo. Hoje em dia, praticamente, a minha renda não só depende do auxílio do governo, agora eu tenho a renda do leite. Se tem alguma coisa que eu precise adquirir para mim, para minhas filhas, tenho essa renda”, destaca.


O leite produzido na comunidade é comercializado para o laticínio da Coopercuc. Essa produção está sendo acompanhada de perto também pela filha mais velha de Clara Maria, Ana Clara, 18. “Eu vim conhecer essa área aqui em Uauá, através do meu esposo, e com isso aprendi a gostar, e agora estou passando para minhas duas filhas. Para mim é um orgulho, né? Porque elas estão querendo seguir o mesmo passo da gente, não sair da roça”, relata a agricultora, que começa a despertar também a atenção da filha caçula, a pequena Karen, de sete anos.


Clara Maria faz parte de um público de 35.409 famílias alcançadas pela ATER Biomas da Bahia. Com a Coopercuc, são 54 entidades contratadas para executar as duas chamadas da Bahiater que estão atualmente em vigência. Além desta, a agricultura familiar do estado conta também com a ATER Bahia Sem Fome. Somadas, são cerca de 55,9 mil famílias que serão atendidas. As duas chamadas fazem parte da estratégia do Governo do Estado para gerar mais segurança hídrica, alimentar e nutricional e aumentar a renda familiar nos 27 Territórios de Identidade.


Com informações e imagens: Bahiater

BANNER SITE copy.png
BANNER SITE 2.png

Adicione um título aqui

Neste parágrafo, você pode incluir qualquer conteúdo. Basta clicar em "Editar texto" ou clicar duas vezes para adicionar seu próprio texto e fazer alterações na fonte.

bottom of page