Laguna é um município do estado de Santa Catarina que alcançou lugar de destaque entre as mais de cinco mil cidades do país, conforme avaliação do ranking “As melhores Cidades do Brasil 2022”, da revista Isto É. O município ficou em 1º lugar no grupo Indicadores Sociais, na categoria cidade de pequeno porte.
Desde 2018, Laguna possui o título de Capital Nacional dos Botos Pescadores, devido à população local de aproximadamente 50 botos, também conhecido como Boto da Tainha ou Nariz de Garrafa.
Cerca da metade da população local de Botos Pescadores, entorno de 25, caracterizada por ser extremamente residente, possui um comportamento peculiar por realizar a pesca cooperativa com os pescadores artesanais da região. Os cetáceos circulam no canal da barra em busca de peixes para se alimentar, principalmente a tainha, e costumam cercar os cardumes, conduzindo-os na direção dos pescadores, que após um sinal dado pelo animal, jogam suas tarrafas. Os peixes que sobram são presas fáceis para os botos se alimentarem. Ambos se beneficiam desta cooperação, o boto e o pescador.l
A Pesca com auxílio dos Botos recebeu recentemente o certificado de registro de patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina. O cetáceo já é patrimônio do município, entretanto, a cultura que o envolve até então não era.
Uma data importante para a região é que o estado de Santa Catarina comemora no dia 25 de maio, o Dia Estadual da Preservação do Boto Pescador. A data comemorativa estadual foi instituída no ano de 2017, com o objetivo de promover ações de conscientização sobre a importância da preservação da espécie para o desenvolvimento cultural e econômico da região. O projeto de lei foi sugerido por alunos da Escola de Educação Básica Ana Gondin, de Laguna, participantes de 21ª edição do Parlamento Jovem catarinense.
Com informações e imagens: site da prefeitura de Laguna