top of page
Buscar

Em MG: Piranguinho atrai turistas em busca do pé de moleque


Quem já ouviu falar de Piranguinho? Localizada no Sul de Minas Gerais, distante 480 km de Belo Horizonte, Piranguinho tem cerca de 8 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é conhecida como a capital brasileira do pé de moleque.


O doce é tombado como patrimônio imaterial do estado de Minas Gerais e patrimônio histórico do município.

No local, anualmente ocorre a Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo, unindo as tradicionais festas juninas, com shows e quadrilhas, acompanhado da iguaria. Na época, o município produz um doce gigante (com cerca de 24 metros) e reúne turistas de todo o país.


A cidade tem mais de 15 barracas ao redor das vias, cada uma com uma cor diferente. Embora a receita seja a mesma, cada produtor dá o seu toque especial ao doce que é produzido artesanalmente.


Emancipada em 1962, a história de Piranguinho tem início no final do século XIX. Com a chegada da Estrada de Ferro, uma pequena vila surgiu e outras pessoas de regiões diferentes chegavam, formando assim um arraial, dando início a formação do que é hoje Piranguinho.


Por volta de 1911, com os trens circulando e viajantes chegando e partindo, dona Paulina de Noronha, popular Neném Paca, moradora do local, resolveu montar uma pequena barraca ao lado da estação ferroviária. Na barraca vendia biscoitos, bolos, sonhos, cafés e doces variados, entre eles o pé de moleque, o doce que mais agradava aos viajantes.


Ficou aberta até 1938, mas serviu de inspiração para outras pessoas, que perceberam o sucesso que era o doce de pé de moleque entre os viajantes e começaram a investir na produção.


Imagem: divulgação da Prefeitura

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page