A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma das práticas que vêm sendo utilizadas para amenizar as dores de pacientes e pessoas envolvidas em tratamento. Ela envolve o contato do doente com animais, em busca do processo de melhora ou cura. O procedimento é acompanhado por profissionais da área da saúde.
Na cidade de Cruzília, no Sul de Minas, a prática está sendo adotada no Hospital Dr. Cândido Junqueira, mas algumas regras são explicadas: a entrada de animais de pequeno porte, como cães, gatos, pássaros, coelhos, chinchilas, tartarugas e hamsters, é permitida mediante autorização expressa do médico responsável pelo paciente; os animais devem estar em recipiente ou caixa adequada durante a visita; cães e gatos devem estar presos em guias por coleiras e, se necessário, enforcador e focinheiras; os animais devem estar com a vacinação em dia, em boa condição de saúde e terem sido higienizados até 24 horas antes da visita, com comprovação por médico veterinário; a entrada do animal depende de autorização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do médico responsável pelo paciente; as visitas ocorrem todas as terças-feiras às 13h30 e têm duração determinada pela administração do Hospital.
A Terapia Assistida por Animais é um recurso terapêutico que utiliza a relação humano-animal na promoção da saúde física, social e emocional, bem como para melhorar as funções cognitivas das pessoas.
Yorumlar