Pelo menos 12,7 quilos de material reciclável foram recolhidos ontem de manhã por um grupo de 47 voluntários, funcionários de uma empresa, na área do entorno e interior do Bosque dos Jequitibás, em Campinas - SP. A ação fez parte do movimento "Dia Mundial da Limpeza", celebrado na última sexta-feira (13 de setembro), organizado pelo Instituto Limpa Brasil. O plástico representou o maior volume recolhido pelos voluntários, com 5,8 kg, seguido por papelão e papel, com 2 kg, e vidro com 1,9 kg. As bitucas de cigarro tiveram a menor representatividade entre os resíduos, com pouco mais de100 gramas, apesar de estarem espalhadas por todos os lugares, segundo os participantes. Até um cartão telefônico, fabricado há 24 anos, foi encontrado em meio às folhagens no Bosque.
Além dos funcionários da empresa, também participaram da ação alguns de seus familiares. De acordo com os organizadores, o material recolhido será doado para a Cooperativa Remodela de Reciclagem, localizada no Jardim do Lago. Durante a manhã, os voluntários percorreram toda parte interna do Bosque e o entorno do local.
Apesar das inúmeras lixeiras espalhadas pelo Bosque e no entorno, segundo os voluntários, a maior parte do lixo encontrada estava no chão, perto dos equipamentos. Outros materiais estavam jogados em jardineiras. O cartão telefônico, por exemplo, foi achado em um canteiro.
No próximo final de semana, a ação será realizada no Jardim Flamboyant. Moradores do bairro e voluntários que queiram participar podem se inscrever na página do Instituto Limpa Brasil.
O Instituto Limpa Brasil começou as atividades em Campinas em 2018 com um evento por ano. Desde então, o número de voluntários e de empresas que defendem o meio ambiente aumentaram.
Com informações e imagens: Correio popular
Comments