google.com, pub-6549533346531888, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Eleita Capital Mundial do Livro, Rio tem bibliotecas históricas

  • Foto do escritor: Karine Pagliarini
    Karine Pagliarini
  • 5 de jun.
  • 2 min de leitura

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como a Capital Mundial do Livro em 2025, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco que reconhece anualmente municípios que promovem a leitura.


Esta foi a primeira vez que uma capital de língua portuguesa recebeu o título. Em 2024, Estrasburgo, na França, ficou com a distinção. Madri, Alexandria, Bogotá, Amsterdã, Buenos Aires e Atenas já carregaram o título no passado.


Em comunicado à imprensa, a Unesco afirmou que o patrimônio literário do Rio de Janeiro é de suma importância social. O órgão também destacou a "visão claramente definida e um plano de ação para promover a literatura, a sustentabilidade do mercado editorial e a leitura entre os jovens, aproveitando as tecnologias digitais".


A cidade do Rio de Janeiro é sede da Bienal do Livro do Rio, uma das maiores feiras da área em toda América Latina. A última edição, de 2023, bateu recorde de público com mais de 600 mil visitantes e vendeu cerca de 5,5 milhões de livros, segundo a organização. Em 2025, o evento começa em 13 de junho.


Outro destaque aconteceu no ano passado, quando o Rio de Janeiro anunciou rotas literárias para apresentar a vida de escritores como Machado de Assis, Lima Barreto, Clarice Lispector e Rachel de Queiroz por meio de um aplicativo. A iniciativa uniu história, cultura e tecnologia para destacar autores da cidade em audioguias disponíveis no site oficial da EmbraturLab.


A cidade também guarda locais históricos e culturais da literatura local e mundial. Entre eles, o público pode conhecer e visitar as bibliotecas do Real Gabinete Português de Leitura e da Academia Brasileira de Letras.

 
 
BANNER SITE copy.png
BANNER SITE 2.png

Adicione um título aqui

Neste parágrafo, você pode incluir qualquer conteúdo. Basta clicar em "Editar texto" ou clicar duas vezes para adicionar seu próprio texto e fazer alterações na fonte.

bottom of page