Belém é apontada como uma das melhores cidades gastronômicas do mundo
- Karine Pagliarini
- 21 de jun.
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de jun.

A cidade de Belém (PA) foi citada pela revista internacional Lonely Planet como um dos 15 destinos com as cenas gastronômicas mais tentadoras do mundo, conquistando mais um importante reconhecimento no cenário mundial.
A capital do Pará foi destacada por sua culinária rica em biodiversidade, tradição e inovação. Belém foi a única cidade do Brasil mencionada ao lado de grandes localidades gastronômicas, como Lyon, na França; Porto, em Portugal; Lima, no Peru; e Bangkok, na Tailândia.
Segundo a publicação, a gastronomia belenense é “uma explosão de história, ciência e arte”, resultado da fusão de influências indígenas, africanas e portuguesas que, ao longo dos séculos, moldaram uma das cozinhas mais autênticas do planeta.
O destaque inclui pratos icônicos como maniçoba, pato no tucupi e tacacá, todos preparados com ingredientes regionais únicos. A dica foi compartilhada no site da revista, que possui mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais.
Esse novo reconhecimento reforça a posição de Belém como polo gastronômico global. Em 2015, a cidade foi nomeada Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.
A escolha se deu pela valorização dos saberes tradicionais e pelo uso sustentável dos insumos da floresta, além da forte conexão entre a alimentação e a identidade cultural da região.
Com imagens e informações: Agência Pará